15/07/2014 07h30 - Atualizado em 31/08/2018 10h00

Prefeitura adota aplicativo para digitação de propostas e moderniza sistema de licitações

A partir do próximo dia 28 de julho, a Administração Municipal passará a utilizar uma nova ferramenta tecnológica para agilizar e desburocratizar os processos licitatórios destinados à aquisição simultânea de um grande número de itens. Trata-se do aplicativo DigiProp, um software semelhante a uma planilha eletrônica, desenvolvido pela prestadora de serviços em Sistemas de Informação SMARAPD, no qual o fornecedor alimenta o arquivo referente ao processo licitatório no qual se inscreveu, apresentando a sua proposta de preços e repassando-o à Comissão de Licitação durante a Sessão do Pregão Presencial.

Contando com o sistema interligado e o acompanhamento do Setor de Tecnologia da Informação, ligado à Secretaria Municipal de Administração e Tributação, a adoção do DigiProp vai resultar em economia para o município e os fornecedores, pois o tempo para a apresentação e avaliação das propostas será drasticamente reduzido. A liberação do arquivo em formato XML (um tipo de planilha) do programa para a edição deste arquivo é feita logo após a habilitação do fornecedor, eliminando a necessidade de digitação de propostas no momento do pregão. Desta forma, um processo licitatório que poderia se arrastar por até quatro dias, será finalizado em poucas horas. A transferência dos dados digitados pelos fornecedores e alocados numa mídia removível (CD, DVD ou pendrive) é feita em aproximadamente dois minutos, num processo que também reduz a possibilidade de erro de digitação, pois poderá ser previamente revisado.

A estreia do DigiProp será no dia 28 de julho, às 09 horas, com a realização do Pregão nº 051/2014, para a aquisição de 89 itens. Às 14 horas, acontece o Pregão para Registro de Preços nº 052/2014, destinado à aquisição de 71 itens, ambos de gêneros alimentícios. O aplicativo e o manual de instalação estão disponíveis para download no site da Prefeitura: www.conceicaodabarra.es.gov.br. Basta acessar o menu Licitação, localizado à esquerda da página, e clicar em “Digitador de Propostas”. Maiores informações sobre o DigiProp podem ser obtidas junto ao Setor de Licitação da Prefeitura, pelo telefone: (27) 98885-5782 ou pelo e-mail: licitacao@conceicaodabarra.es.gov.br.