23/09/2014 07h09 - Atualizado em 31/08/2018 10h01

Prefeitura apoia ação no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

A preocupação com a preservação do Meio Ambiente é prioridade da Administração Municipal, por isso tem apoiado iniciativas que somam esforços para manter a natureza preservada. Nos dias 19 e 20 de setembro, a Associação Barrense de Surf (ABS) organizou um evento para comemorar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, levando ao público uma conscientização sobre a necessidade se de preservar o meio ambiente, e contou com a parceria do município.

Sob a presidência de Salomão da Silva Pinto, a Associação de Surf se mobilizou para que Conceição da Barra estivesse inserida neste evento mundial. A programação começou com uma palestra, realizada no dia 19, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, ministrada pela professora e bióloga Glaíse Oliveira dos Santos e a apresentação da peça teatral “Tsunami em Conceição da Barra”, encenada por Salomão e os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Astrogildo Carneiro Setúbal, tendo como público estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Joaquim Fonseca e da EMEF João Bastos Bernardo Vieira.

No sábado, dia 20, o evento aconteceu na praia. Os surfistas, juntamente com escoteiros e alunos da EMEF Dr. Mário Vello Silvares fizeram um mutirão de limpeza, partindo da Guaxindiba até o píer da Pousada Quebra Mar, onde aconteceu também uma competição de surf. O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é coordenado mundialmente, desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy. Durante a mobilização que sempre ocorre no terceiro sábado do mês de setembro, na chegada da primavera, voluntários em todas as partes do mundo vão às praias, rios, praças, parques, cachoeiras e trilhas coletar o lixo depositado diretamente pelos usuários desses locais ou por descargas originadas por outras fontes. O evento já envolveu mais de 35 milhões de pessoas em diversas partes do mundo e a longo prazo vem possibilitando mudanças de atitudes e comportamentos em escala global.