24/12/2009 07h57 - Atualizado em 31/08/2018 09h52

Prefeitura capacita 643 pessoas em cursos de empreendedorismo

Em 2009 a prefeitura Municipal de Conceição da Barra em parceria com o Sebrae ofereceu oito cursos de capacitação gratuitos para empreendedores formais, informais e servidores públicos. O objetivo, segundo afirmou o prefeito Jorge Donati, é estimular o empreendedorismo do cidadão barrense que atua tanto na iniciativa privada quanto na pública.
Um deles foi o “Sabor & Gestão – Boas ideias para alimentação fora do lar”, com duração de 24 horas. Mais de 100 pessoas receberam noções básicas sobre planejamento, atendimento, gestão, capacitação de pessoal e controle operacional dos estabelecimentos. O curso aconteceu nos períodos de 26 a 31/10 e 30/11 a 05/12.

Outra qualificação com 60 horas de duração que envolveu 17 servidores públicos foi o Empretec. O programa foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas, e tem como meta desenvolver nos participantes características de comportamentos empreendedores. As atividades aconteceram de 30/11 a 05/12.

Já o curso de Fortalecimento do Associativismo, realizado na Floresta Nacional do Rio Preto – FLONA envolveu 15 pessoas, entre elas artesãos e moradores do Córrego do Arthur. O curso é uma oportunidade de geração de renda, uma vez que contribui para o fortalecimento de organizações sociais.

O Comércio Total capacitou 450 empreendedores de Conceição da Barra e Itaúnas. Em cinco dias de atividades, os comerciantes participaram de palestras sobre estoque, visual de loja, formação de preços, atendimento ao cliente, controles financeiros, encontros de crédito, planos de negócios e consultorias.

Em Itaúnas, a comunidade participou de quatro palestras que destacaram o associativismo, principalmente entre os artesãos. Confira os temas:

“Cultura de Cooperação”
1 - Data: 25/09
Participantes: 12 pessoas

2 - “Despertando para o Associativismo”
Participantes: 13 pessoas

3 – “Praticando o Associativismo”
Data: 29 e 30/10
Participantes: 18 pessoas

4 – “Formação de preços para os artesãos”
Data: 09 e 10/12
Participantes: 18 pessoas