20/10/2017 17h38 - Atualizado em 31/08/2018 09h43

Prefeitura de Conceição da Barra lança Projeto de Qualificação de Mão de Obra, na próxima semana

Com a previsão da retomada na economia brasileira e a chegada de novos empreendimentos industriais no norte do Espírito Santo, a Prefeitura de Conceição da Barra irá ofertar inúmeros cursos de capacitação para acelerar a entrada dos seus munícipes no mercado de trabalho. O lançamento do Projeto de Qualificação de Mão de Obra, que integra o Programa Municipal de Geração de Emprego e Renda acontece nos dias 24 e 25 de outubro, na Sede e em Braço do Rio, respectivamente.

Na terça-feira (24), a solenidade de lançamento será realiza, às 19h, nas instalações da Igreja Vida e Paz (Sede) e na quarta-feira (25), às 19h, no CRAS da Cidade de Braço do Rio. As duas ocasiões proporcionarão aos interessados maiores informações sobre os cursos, o processo de seleção dos inscritos e os dias e horários em que as capacitações serão realizadas.

O Programa Geração de Emprego e Renda objetiva qualificar profissionalmente as famílias integradas na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Conceição da Barra. Destacam-se como candidatas as vagas pessoas cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), atendidas e acompanhadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), proporcionando a geração de renda e a auto-sustentabilidade dessas famílias. Serão beneficiadas diretamente 340 famílias com vistas às demandas e vocações profissionais da região norte do Espírito Santo.

A Secretaria Municipal de Assistencial Social irá ofertar 17 cursos presenciais, que serão ministrados pelo SENAI, através do Programa Geração de Emprego e Renda, um projeto de igualdade e oportunidades para todos.

As capacitações serão nas áreas de Montagem de Acabamento de Veículos Automotores; Mecânico Montador; Eletricista de Automóveis; Preparação de Superfícies para Pintura Automotiva; Operador de Empilhadeira (02 turmas); Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo Mig/Mag; Pintor de Automóveis; Montagem de Produção de Veículos Automotores, Pintura Industrial, Eletricidade Básica, Operador de Máquinas Florestais Harvester, Pedreiro de Alvenaria Estrutural, Confeccionador de Moda Praia e Fitness, Eletricista Industrial, Armador de Ferragens, Mecânico de Motores a Diesel.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Luzia Maria Faria Daher, a qualificação é uma boa oportunidade para as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e também para o município. “A nossa ideia é transformar a vida desses jovens, estamos dando a chance deles construírem uma nova trajetória de vida com estes cursos de elevada qualidade e sem custos para os alunos”, assegura.

“Fizemos uma pesquisa de mercado junto às empresas para descobrirmos o que os empresários da região estão buscando, e ofertamos os cursos com base nesta demanda” esclarece a secretária. “Por isso estivemos juntos às empresas automotivas da região, as empresas de produção de MDF e também junto ao mercado turístico da nossa região visando à verificação das principais demandas do mercado de trabalho”, completa.

Aproveite a chance de se qualificar gratuitamente e driblar a crise econômica com os cursos ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, observando os requisitos e critérios para a seleção de inscritos, acessando as informações disponíveis no link abaixo.