12/09/2017 06h21 - Atualizado em 31/08/2018 09h43

Prefeitura de Conceição da Barra se solidariza com tragédia ocorrida com grupo folclórico de Domingos Martins

A Prefeitura de Conceição da Barra, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, manifesta seus sinceros sentimentos de pesar aos amigos e familiares dos mortos e feridos na tragédia que aconteceu neste domingo, dia 10 de setembro na BR – 101 Sul. No acidente morreram nove dançarinos do Grupo Folclórico de Dança Bergfreunde, de Domingos Martins, além do motorista e o filho de uma dançarina.

O “Grupo Folclórico Bergfreunde”, era formado por dançarinos entre idade de 17 e 42 anos. O grupo voltava da 23ª edição da Deutsches Fest, em Juiz de Fora – Minas Gerais, onde fizeram apresentações.

No acidente se envolveram dois caminhões, um Ford Ka e o microônibus que transportava o grupo, na tarde do domingo, dia 10 de setembro de 2017, na altura do km 450 da rodovia federal, em Mimoso do Sul.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um caminhão carregado de placas de granito foi o causador do acidente.

DETALHES:
A polícia informou que o acidente aconteceu da seguinte forma:

1. Um caminhão carregado com chapas de granito estava ultrapassando outro veículo, no sentido Rio, quando perdeu o controle, invadiu a contra mão e colidiu com o micro-ônibus que vinha em sentido contrário.

2. O micro-ônibus, após ser atingido, invadiu a contra mão e bateu na carreta com cerveja. Os dois veículos pegaram fogo.

3. O Ford Ka, em seguida, colidiu com os pedaços de granito espalhados na via. O caminhão com granito foi apreendido para perícia.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), todos os corpos foram retirados do microônibus e encaminhados para o DML de Vitória. O serviço de perícia ainda não foi concluído. Três corpos foram encontrados do lado de fora do microônibus. Dez pessoas foram resgatadas pelos Bombeiros e pela ECO 101 e encaminhadas para a Santa Casa de Cachoeiro.

VÍTIMAS

Aloisio Endlich - era professor de matemática em uma escola particular. A escola cancelou as aulas nas unidades onde o professor trabalhava em Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.
Gabriel Degen Couto e Marilia Rodrigues Alves - eram noivos desde 4 de setembro. Os dois eram fisioterapeutas.
Fabiana de Carvalho Litting Merscher e o filho Luis Fabiano - Fabiana era casada com o técnico de atendimento Anderson Merscher, que foi socorrido e está na UTI. Ela era conselheira na Escola Municipal de Ensino Fundamental Soído, onde o filho Luis Fabiano, que também morreu no acidente, estudava.
José Ronaldo Martins - era auxiliar de laboratório, casado com Bruna Mitzel, que também estava no micro-ônibus e foi socorrida na Santa Casa.
Karini Santana Wetter - era estudante.
Nandeiara Kliper Martins - era de Manhuaçu e morava em Domingos Martins.
Pedro Lucas Saar Dias - nascido em Afonso Cláudio, era modelo fotográfico e morava em Domingos Martins.
Suzana Maria Herbst - era auxiliar de uma creche municipal de Domingos Martins.
Vanderlir Müller Estevam - era motorista do micro-ônibus que levava o grupo de dança.

SOCORRIDOS

Hospitalizados : William José Mayer de Souza Neves está no Pronto Socorro, Lorena Jahrine Dias passou por uma cirurgia no pé e já está no quarto e Anderson Merscher Ewaldi está na UTI.

Tiveram alta: Ana Paula Merscher, Bruna Mitzel, Maria Leticia Ferreira da Silva, Natalia Herbst, Ninive Degen de Carvalho, Nielson Ferreira Brzesky e uma pessoa não identificada.

O governador Paulo Hartung decretou luto oficial de três dias. “Estamos profundamente tristes. Tenho imenso carinho pelos integrantes do grupo Bergfreunde de Campinho, que foi o primeiro grupo folclórico alemão no Espírito Santo. Esse acidente representa uma perda enorme para o nosso Estado”, disse Hartung.