11/05/2017 09h14 - Atualizado em 31/08/2018 09h42

Prefeitura estuda parceria com o Albergue Martin Lutero para garantir pernoite a pacientes em tratamento oncológico

O prefeito Francisco Vervloet, o Gestor de Segurança e Defesa Civil, Jalmas Greis, e o Gerente de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Francisco de Assis, visitaram as dependências da Associação Albergue Martin Lutero, localizada no Bairro de Tabuazeiro, em Vitória, para estudar a viabilidade de se firmar parceria com a instituição. Com esta iniciativa, o Executivo Municipal busca humanizar ainda mais o atendimento em saúde, passando a oferecer hospedagem gratuita aos pacientes que passam por sessões de quimioterapia e radioterapia, deslocando-se para a capital.

Sediado nos arredores dos principais instituições hospitalares de Vitória, inclusive o Hospital Santa Rita, que é a referência estadual no tratamento oncológico, o Albergue Martim Lutero possui 12 quartos com banheiros, 68 leitos, sala de televisão, área de convivência, banheiros sociais, refeitório com capacidade para aproximadamente 80 pessoas, cozinha e área de serviço. A instituição atende regularmente os pacientes, e respectivos acompanhantes, originários de todo o Espírito Santo, sendo a maioria dos albergados acometida por algum tipo de câncer.

Com a parceria firmada, o município proporcionará maior conforto e tranquilidade aos pacientes que precisarem pernoitar em Vitória para continuar o tratamento no dia seguinte ou ao longo da semana. Eles poderão ficar hospedados no albergue, tendo acesso a alimentação e toda infraestrutura necessária para o repouso que o tratamento oncológico exige. Além disso, cada paciente poderá contar com o cuidado e apoio da equipe multidisciplinar da instituição, sem que isso implique em custos extras para os pacientes.