12/11/2015 09h25 - Atualizado em 31/08/2018 09h39

Prefeitura implanta pontos para a entrega voluntária de resíduos recicláveis na Sede e em Braço do Rio

A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), está implantando pontos para a entrega voluntária de resíduos sólidos recicláveis. Ao todo serão instalados 20 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) na Sede e no Braço do Rio.

Os contêineres que estão sendo instalados pela Prefeitura são destinados apenas para o depósito de material reciclável, ou seja, do lixo seco: papel, plástico, vidro e metal. O projeto piloto da Coleta Seletiva no município de Conceição da Barra foi iniciado no Distrito de Itaúnas, no segundo semestre de 2014. Desde então, a comunidade tem sido orientada a fazer o descarte adequado dos resíduos sólidos produzidos na Vila de Itaúnas, no Assentamento Paulo Vinhas e na comunidade de Angelim I.

Para a implantação da Coleta Seletiva na Sede e em Braço do Rio, serão feitas capacitações para os agentes de saúde, que atuarão como colaboradores do processo, conscientizando os moradores da importância de separar o resíduo. As escolas do município também receberão os técnicos da SMDEMA para a realização de Palestras de Educação Ambiental.

Já existem pontos de entrega voluntária instalados em frente à Secretaria Municipal de Educação, no ponto de ônibus ao lado da Loja Simonetti, ao lado da 2ª Cia de Polícia Militar (Orla), próximo ao hotel Bristol, no Centro Esportivo e Cultural Dr. Aluízio Feu Smiderle (Monumental da Barra), próximo ao PSF do Centro, ao lado da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Joaquim Fonseca, próximo à Creche de Santana e na Praça Adelair Xavier (Praça do Carioca).

Todo material reciclável recolhido será destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Conceição da Barra – ASCOMCEB gerando renda para diversas famílias. Posteriormente este resíduo vai para a reciclagem.