12/03/2014 14h03 - Atualizado em 31/08/2018 09h36

Prefeitura inaugura primeiro Centro de Apoio ao Ensino Integrado

O prefeito Jorge Donati inaugurou, nesta quarta-feira (12), às 13 horas, em Braço do Rio, o primeiro Centro de Apoio ao Ensino Integrado (CAEIN) do município, prédio planejado em seus mínimos detalhes para abrigar confortavelmente salas de aula e uma estrutura para atividades extracurriculares. O espaço já começou a ser utilizado imediatamente após a sua inauguração, recebendo os alunos matriculados nas séries finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Carelli Lomonte.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Clarissa Costa, o número de estudantes da escola vem aumentando consideravelmente a cada ano e, em 2014, seria impossível receber todos os alunos no prédio em que a instituição de ensino funciona. "Diante deste quadro, chegamos à conclusão de que poderíamos disponibilizar o transporte escolar de qualidade para estes 202 estudantes e trazê-los para esta nova e confortável estrutura, até que o novo prédio da EMEF Maria Carelli seja construído e possa recebê-los de forma adequada", explicou a secretária.

Além de funcionar como unidade de ensino regular, o CAEIN vai oferecer cursos de capacitação profissional, gerando oportunidades para aqueles que buscam independência financeira ou uma melhor condição de inserção no mercado de trabalho. Em breve, nas instalações da cozinha industrial que também vai funcionar no prédio recém-inaugurado, será preparada a merenda escolar padronizada para distribuição em todas as escolas municipais do Distrito de Braço do Rio.

Feliz pela conclusão da obra, que tem uma similar em fase de acabamento na Sede do município, o prefeito Jorge Donati destacou a importância da Educação para a vida de cada cidadão e, em escala maior, para o desenvolvimento social de Conceição da Barra. “Quando iniciamos a nossa caminhada na gestão do município, nós da Administração, definimos que nossa prioridade seria o investimento na Educação e, ao inaugurar um espaço construído com tanto esmero, fico feliz porque o nosso propósito inicial está se realizando”, afirmou o prefeito. “Minha satisfação é ainda maior, porque quem primeiro utiliza este novo equipamento são os moradores da Cobraice, pessoas que sofreram e estiveram esquecidas por muito tempo, mas agora tem muito o que comemorar”, completou.