02/01/2008 10h24 - Atualizado em 31/08/2018 09h22

Prefeitura informatizada ganha maior mobilidade

No inicio da atual administração, a Prefeitura Municipal de Conceição da Barra contava com apenas 13 computadores distribuídos em poucos setores do prédio central da prefeitura, a maioria das secretarias não possuía computadores o que dificultava a tramitação dos processos e, sobretudo o acompanhamento dos mesmos.

Atualmente conta com um servidor Web, um servidor de domínio, um servidor de banco de dados, todos da linha PowerEdge da Dell, montados num rack fechado e ventilado, numa sala climatizada, com um sistema elétrico independente regulado por um No-Break senoidal de cinco KVa, sendo a rede distribuída através de Switch 3Com gerenciável.

Mais de cento e cinqüenta computadores estão ligados em rede e um moderno sistema de gestão em SQL Server controla e integraliza a folha de pagamentos, contabilidade, tributação, administração de materiais, compras e licitações, protocolo, patrimônio, frota, cemitério e ouvidoria.

Um sistema de geoprocessamento está sendo implantado para aprimorar e corrigir distorções no sistema de tributação, já integrado ao sistema de gestão. Com isso serão digitalizadas no servidor, através de foto de satélite, todas as ruas, quadras, postes, área das casas e terrenos, inclusive com fotos frontais, possibilitando uma avaliação real da qualificação do imóvel.

Está sendo implantado também um sistema de controle de frota via satélite, o qual trará um controle on-line de todos os veículos da PMCB, como por exemplo, posição geográfica em qualquer parte do país, velocidade de deslocamento, quilometragem percorrida, número de passageiros, consumo e comunicação de voz sem custo adicional algum, com possibilidade de reconstituição de qualquer percurso dos veículos no mapa.

Para plena utilização dessas ferramentas, foi criado um site em convênio com a Prodest e Amunes (www.conceicaodabarra.es.gov.br), o qual permite completa transparência das ações do município.

Através do site, os contribuintes de qualquer parte do país podem emitir certidões negativas, acessar débitos e efetuar pagamentos de IPTU, ITBI, ISS, etc., além de dar sugestões, tirar dúvidas ou até mesmo reclamar através da ouvidoria, dessa forma, é mantido um canal de comunicação sempre aberto com a população.

Às empresas está disponibilizado o ISSWeb, o que permite à prefeitura um acompanhamento on-line das emissões de notas ficais.

Com a implantação do Pregão Eletrônico que resultou numa grande economia financeira e maior agilidade nas compras da prefeitura, todos os editais estão disponíveis no site, assim como os seus resultados.

Da mesma forma, no site são atualizadas as últimas notícias sobre a administração, informação de como chegar, a história do município, seu folclore, roteiros e fotos das atrações turísticas, culinária típica, etc.

O distrito de Braço do Rio, através de fibra óptica, está interligado à sede da prefeitura, o que o tornou uma extensão da sede, permitindo aos contribuintes daquela região resolver todos os seus assuntos sem a necessidade de deslocamento até a prefeitura, economizando aos moradores do distrito uma viagem de setenta quilômetros. O mesmo será implantado no distrito de Itaunas, proporcionando as mesmas vantagens à população local.

O portal de entrada da cidade conta com um sistema de vigilância por câmera, o qual, através de uma senha, pode ser acessado de qualquer lugar do mundo.

Para manter esta estrutura foram contratados três links exclusivos, os quais irão disponibilizar acesso a internet à população de baixa renda, promover a inclusão digital nas escolas, possibilitar a interligação total do sistema de gestão com todos os setores municipais internos e externos, além da utilização do serviço de telefonia sobre IP.

Esse investimento em tecnologia trouxe vários benefícios à prefeitura, por dar um salto rumo ao século XXI, reduzindo custos e aumentando a arrecadação, por permitir uma visão global do município e propiciar relatórios que possibilitam aos funcionários uma análise criteriosa do que está sendo lançado no sistema.

Entre os benefícios, a agilidade nos balcões de atendimento ao público, que eliminou as filas de espera e a disponibilidade de totens pela cidade, permitindo à população o acesso ao site oficial, com todas as vantagens inerentes.