15/07/2009 05h40 - Atualizado em 31/08/2018 09h50

Prefeitura prepara novidades para o Festival Nacional de Forró de Itaúnas

O ritmo do pé-de-serra vai tomar conta da vila de Itaúnas a partir desta quinta-feira (16/07), durante o 9° Festival Nacional de Forró.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Conceição da Barra preparou várias surpresas para os turistas, e promete realizar um evento seguro, organizado, animado e o mais legal de todas as edições.

A grande novidade do Festival vai para os turistas que querem entrar no ritmo mais ainda não sabem dançar forró. Na praça de Itaúnas, serão realizadas oficinas gratuitas para ensinar os passos do pé-de-serra. Também na praça, acontecem oficinas de capoeira, fantoches e de brinquedos com pet, além de palestra educativa de meio ambiente, tudo oferecido Pela prefeitura de Conceição da Barra.

Segundo detalhou a secretária de Turismo e Cultura, Ana Angélica Valpassos Motta, a programação também vai envolver os amantes do esporte, com competições de vôlei e futevôlei. “Este ano, vamos realizar uma festa que agrade a todos os gostos. Para isto, envolvemos as secretarias de Saúde, Governo, Infra-Estrutura, Administração e a equipe do Parque Estadual de Itaúnas”, disse.

Recepção dos turistas
O clima do Festival vai contagiar os turistas logo na chegada à Conceição da Barra e à Itaúnas. Para isto, uma banda de forró vai receber o público na rodoviária da Barra, tocando os grandes sucessos do pé-de-serra. Na mesma ocasião, uma equipe da secretaria municipal de Turismo e Cultura vai prestar informações aos turistas e distribuir panfletos com informações úteis. Esta última ação também vai acontecer no trevo de acesso à Itaúnas.

Segurança
O esquema de segurança está garantido na vila, com a presença da Polícia Militar e de viaturas que farão policiamento preventivo e ostensivo durante todos os dias do Festival. Conforme o gestor distrital, Jalmas Greis, os turistas também vão contar com segurança nas praias. “Foram designados cinco guarda-vidas, que começam a operar amanhã (15/07) na praia de Itaúnas, rio Itaúnas e praia de Riacho Doce. O grupo vai atuar pela segurança dos banhistas até o dia 15 de agosto”, explicou.

Saúde
Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem vão fazer plantão em todos os dias do Festival até às 21h, na Unidade de Saúde de Itaúnas. Também ficará à disposição dos turistas uma ambulância para atendimento médico 24 horas.

O secretário municipal de saúde, Vagner Tonon, destacou que as atenções no Festival serão voltadas para o controle do vírus H¹N¹. “Os turistas estrangeiros passarão por um monitoramento que vai garantir o controle do vírus na vila. Os demais turistas também serão informados sobre a doença”.

O Festival
A 9ª edição do Festival Nacional de Forró de Itaúnas, o FENFIT acontece de 19 a 26 de julho na vila de Itaúnas. As atrações nacionais Elba Ramalho, Genival Lacerda, Os 3 do Nordeste, Trio Araripe, Trio Dona Flor, Trio Lubião, Mestre Zinho e Bahianinho e Sua Gente, entre outros, já estão confirmados para fazer a festa nas casas Buraco do Tatu e Bar Forró.
O FENFIT estimula a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do forró pé-de-serra. Promove intercâmbio musical, sem precedentes, entre todas as gerações participantes, de diferentes estados brasileiros e entre músicos já consagrados, cantores, compositores, dançarinos, produtores, empresários, técnicos, estudiosos, jornalistas e amantes do forró.
Confirma abaixo a programação do Festival. Mais informações no site www.forrodeitaunas.com

Trio Fogumano e Forró Cipó
Data do evento: 18/07/2009

Bahianinho e sua gente, Trio Dona Flor e Os 3 do Nordeste