30/11/2015 14h20 - Atualizado em 31/08/2018 09h39

Prefeitura promove reunião sobre os riscos do avanço da lama do Rio Doce no litoral barrense

A Prefeitura de Conceição da Barra, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e de Cultura e Turismo, convoca a comunidade barrense para participar de uma reunião que vai avaliar e propor estratégias para minimizar os impactos da lama de rejeitos que invadiu o Rio Doce e avança pelo litoral capixaba. O evento será realizado nesta terça-feira, dia 1º de dezembro de 2015, a partir das 17:30 horas, no Auditório da Prefeitura.

O Secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, já confirmou presença neste encontro. Também estarão presentes os representantes do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, da Procuradoria Municipal, das Secretarias Municipais de Saúde e de Administração, Segurança e Defesa Civil, além das secretarias que organizam a reunião.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, André Tebaldi, informa que tem mantido contato regular com os principais órgãos ligados à preservação ambiental, como o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), “buscando informações sobre o avanço da pluma, principalmente, no litoral ao Norte do Rio Doce”, explica Tebaldi.

Dados do dia 27 de novembro (sexta-feira) apontam que “a lama avançou mais ao sul, com a inversão da direção dos ventos”, completa o secretário. “Mesmo assim, temos que acompanhar o trajeto da pluma, planejando ações para o caso de o litoral barrense ser atingido pela lama, ainda que ela chegue aqui bastante diluída”, conclui Tebaldi.