25/09/2014 07h38 - Atualizado em 31/08/2018 10h01

Prefeitura realiza 1º Mutirão de Limpeza do Manguezal

Sábado, dia 27 de setembro de 2014, é dia de cuidar do Meio Ambiente. A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, realiza o 1° Mutirão de Limpeza do Manguezal da APA de Conceição da Barra, uma iniciativa que pretende alertar a todos sobre a importância da preservação deste bioma que é de fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental na região costeira do município. Com o objetivo de também promover a educação ambiental, a presença de alunos das escolas públicas do município marca a participação da Secretaria Municipal de Educação nesta importante ação de combate à poluição dos manguezais.

O evento conta ainda com o apoio do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), do Parque Estadual de Itaúnas, da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra (APA-CB), do Grupo de Escoteiros Foz do Cricaré, da Polícia Ambiental, da Usina Alcon, da Infinity Bio Energy e da Donati Agrícola, além da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Conceição da Barra. Todos os resíduos coletados no manguezal será destinado para a Associação de Catadores, desta forma, o lixo retirado da natureza se transformará em fonte de renda para os trabalhadores.

A concentração para o mutirão será em frente à Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Pescadores, a partir das 07:30 horas. Depois de efetuada a inscrição, os 200 primeiros participantes receberão uma camiseta e todo o grupo seguirá para a coleta de resíduos no manguezal. A área de aproximadamente 5 quilômetros de extensão, será subdividida em quatro setores, garantindo maior cobertura do território, pelos participantes. No final do mutirão, todos os colaboradores receberão certificado de participação.

A realização do mutirão foi definida durante o Encontro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, realizado no último dia 28 de agosto. Na ocasião, foi encaminhado à Câmara Municipal o projeto de lei que propõe a instituição do Dia Municipal das Bacias Hidrográficas dos Rios São Mateus e Itaúnas. Caso a proposta seja aprovada, o dia 22 de setembro passará a fazer parte do calendário municipal, como uma data dedicada às reflexões para a preservação das bacias hidrográficas que compõem os rios São Mateus e Itaúnas.