18/06/2015 14h53 - Atualizado em 07/12/2022 07h21

Prefeitura realiza Consulta Pública para criação de Unidade de Conservação Pública Municipal

A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), realiza Consulta Pública para apresentar a proposta de criação de uma Unidade de Conservação Pública Municipal, na Sede do município. O evento será realizado no dia 23 de junho de 015, a partir das 18:30 horas, no Auditório da Prefeitura, e será aberto à participação de toda a sociedade.

Os estudos para a criação da Unidade de Conservação Pública Municipal foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, com a validação e apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e de pesquisadores da Universidade Estadual do Espírito Santo (UFES – CEUNES). A proposta e os resultados dos estudos serão apresentados integralmente para ampla discussão com o público presente, durante a consulta pública.

Pelo levantamento da SMDEMA, a Unidade de Conservação Pública Municipal deverá abranger uma área de aproximadamente 60 mil metros quadrados preenchidos com um significativo fragmento florestal. Esta área está localizada entre a Rodovia Adolpho Serra e a Rodovia Bento Daher, inserida no perímetro urbano de Conceição da Barra.

A realização da consulta pública antes da criação da Unidade de Conservação possibilita que a sociedade participe ativamente do processo, oferecendo subsídios para o aprimoramento da proposta. Desta forma, a realidade local será levada em conta em seus diversos aspectos, assegurando tanto a proteção de uma área de importância biológica e cultural, quanto o uso sustentável dos recursos naturais pela comunidade.