01/10/2009 12h40 - Atualizado em 31/08/2018 09h51

Prefeitura reforma cemitérios da cidade

Até o próximo feriado de Finados, será entregue aos moradores de Conceição da Barra a reforma e limpeza dos quatro cemitérios da cidade, localizados na sede, Santana, Itaúnas e distrito de Braço do Rio. As obras são uma realização da secretaria municipal de Infra-Estrutura.

No cemitério da sede as obras estão avançadas. O muro recebeu nova pintura por dentro e por fora e o interior da unidade passou por uma limpeza. O portão de acesso foi reformado, garantindo mais segurança aos familiares que possuem jazigos naquele local. As calçadas também passam por reformas.

Em Santana e Itaúnas os cemitérios vão receber reformas e pintura nos muros e os portões de acesso serão recuperados. Já no distrito de Braço do Rio, as obras devem começar em breve, assim que for concluído o levantamento que vai apontar as áreas que necessitam de reformas.

Denúncias apuradas

Levantamentos realizados pelo prefeito Jorge Donati em parceria com o sargento da reserva da Polícia Militar, e gestor distrital da prefeitura de Conceição da Barra, Jalmas Greis, apontaram indícios de violação em jazigo do cemitério central da cidade.

O caso chegou ao conhecimento público no final do mês de julho através da imprensa, e causou repercussão por tratar-se de um fato de natureza grave.A partir de então, foi desencadeada uma série de providências por parte da prefeitura, visando transparência às investigações.

Uma das decisões tomadas pelo prefeito Jorge Donati foi a substituição do funcionário responsável pela zeladoria do cemitério. Também foi encaminhada uma cópia do relatório das apurações procedidas pela prefeitura à Delegacia de Polícia Civil para instauração de inquérito policial, com a finalidade de verificar se houve crime e qual a sua autoria.

Outra providência foi a criação da uma Comissão, composta de três servidores do município para instauração de processo administrativo. A medida visa apurar todos os fatos noticiados pela imprensa e indicar providências.

De acordo com o prefeito Jorge Donati, a reforma dos cemitérios também é uma medida importante, pois garante maior segurança às famílias que possuem jazigos nos locais. Quanto ao cemitério central, que foi alvo das investigações, o prefeito esclarece que todas as medidas necessárias serão tomadas, a fim de esclarecer os fatos à sociedade e impedir que novos episódios desta natureza ocorram.