15/05/2008 14h01 - Atualizado em 31/08/2018 09h47

Prodnorte discute turismo, agricultura e meio ambiente

Municípios do semi-árido do Norte do estado realizaram durante todo o dia de ontem (sexta-feira) em Conceição da Barra, o Seminário Ambiental com foco na Sustentabilidade do Extremo Norte Capixaba, Mercado Ambiental e o Setor do Agronegócio.

O encontro envolveu prefeitos e representantes dos municípios que integram o Prodnorte como: Conceição da Barra, Montanha, Ecoporanga, Pinheiro, Mucurici, Ponto Belo, Boa Esperança e Montanha, além de Pedro Canário, Iema, Incaper, Idaf e Secretaria de Estado de Agricultura, Aqüicultura e Pesca.

Na abertura do evento o prefeito de Conceição da Barra, Manoel Pereira da Fonseca falou da importância da criação do Prodnorte para o desenvolvimento destes municípios em vários aspectos, destacando o turismo, agricultura familiar e nas questões de meio ambiente, além do fortalecimento na geração de emprego e renda.

O secretário de Estado, César Colnago destacou o grande avanço que estes municípios terão a partir das políticas públicas desenvolvidas pelo governador Paulo Hartung que tem o foco na preservação do homem no campo, através de programas. “A nossa intenção enquanto governo é trazer para o interior alternativas para evitar que os jovens de hoje se desloquem para a Grande Vitória em busca de oportunidades de emprego”, lembrou o secretário.

O prefeito de Boa Esperança, Amaro Covre também lembrou a importância da criação do Prodnorte como forma do fortalecimento da agricultura e do agronegócio, lembrando que na região existem grandes possibilidades de investimentos nestes setores, sem contar a fixação do homem no campo. O deputado Freitas destacou os investimentos do governo do Estado em vários programas na região.

O encontro que reuniu prefeitos no Norte aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil, na Vila dos Pescadores.