06/12/2017 09h44 - Atualizado em 31/08/2018 09h44

Programa de Resistência às Drogas e à Violência forma 210 crianças na Sede e em Braço do Rio


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, formará 210 alunos em cerimônias que acontecem nesta quarta e quinta-feira, na Sede e em Braço do Rio. Além do Comando da PM e autoridades municipais, o Secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, André Garcia, também estará na solenidade desta quarta-feira, dia 06 de dezembro, na Sede da Igreja Vida e Paz.

A pedido do prefeito Francisco Vervloet, este ano a formação contemplou as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Astrogildo Carneiro Setúbal e Professora Deolinda Lage, na Sede, e Gentil Lopes da Cunha, Jorge Duffles Andrade Donati e Maria Carelli Lomonte, no Distrito de Braço do Rio. Nove turmas de 5º ano foram atendidas pelo Proerd, em 2017, sendo 90 alunos nos Bairros Santo Amaro e Santana e 120 estudantes em Sayonara, Cobraice e Braço do Rio.


CONHEÇA O PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – é a versão brasileira do programa norte-americano DARE – Drug Abuse Resistance Education, surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com 04 cursos: Proerd educação infantil, 5º e 7º ano do ensino fundamental e Curso Proerd para Pais/Comunitário.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas. Em Conceição da Barra, o Policial Proerd é o Sargento PM Geilson Margotto.


CERIMÔNIAS DE FORMATURA
Nesta quarta-feira (06), às 19 horas, acontece a cerimônia de formatura das turmas da Sede, nas dependências da Igreja Vida e Paz. Amanhã (07), a solenidade será realizada, às 19 horas, na EMEF Jorge Duffles Andrade Donati, em Braço do Rio.