17/06/2017 08h24 - Atualizado em 31/08/2018 09h43

Quase 1500 alunos da rede municipal de ensino participam das atividades oferecidas pelo JEPP

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) já iniciaram as atividades propostas pelo curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), oferecido numa parceria entre a Prefeitura de Conceição da Barra e o SEBRAE. Ao todo, quase 1500 alunos das onze EMEFs de todo o território Municipal se inscreveram para participar dessa iniciativa que incentiva os estudantes a buscarem o autoconhecimento e novas aprendizagens, além de desenvolver o espírito de coletividade.

O SEBRAE, instituição que criou o JEPP, acredita que o empreendedorismo pode ser aprendido e ensinado, por isso montou o programa do curso que desperta o interesse de crianças e jovens em criar produtos e serviços sustentáveis, capacitando-os para a futura inserção no mercado de trabalho.

O curso é voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e já capacitou 46 professores, tornando-os multiplicadores da educação empreendedora . As aulas são ministradas sob dois eixos principais: o estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual, de acordo com a idade e o nível escolar de cada turma.

UM CURSO PARA CADA ANO
Com propostas pedagógicas voltadas para cada ano do ensino fundamental, o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos ensina por meio de atividades lúdicas, em um ambiente da aprendizagem que incentiva os estudantes a assumirem riscos calculados, buscando soluções inovadoras para os desafios que lhes são apresentados.

Das 70 turmas inscritas no JEPP, 37 pertencem aos anos iniciais e estão trabalhando os seguintes temas: O Mundo das Ervas Aromáticas (1º ano), Temperos Naturais (2º ano), Brinquedos Ecológicos (3º ano), Locadora de Produtos (4º ano) e Sabores e Cores (5º ano). Já as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental trabalham com os temas: Ecopapelaria (6º ano), Artesanato sustentável (7º ano), Empreendedorismo Social (8º ano) e Novas Ideias, Grandes Negócios (9º ano).

O objetivo da Administração Municipal é que a Educação seja cada vez mais humanizada e voltada para o desenvolvimento integral das crianças e jovens barrenses, por isso a adesão ao Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES), em parceria com o Governo Estadual, e ao Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

“Com a introdução dessas duas novas propostas educacionais, daremos um salto de qualidade na educação de nossos alunos e na capacitação dos nossos professores, e assim construiremos a base para um futuro melhor e mais justo para toda a comunidade barrense”, afirma o prefeito Francisco Vervloet.