As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) já iniciaram as atividades propostas pelo curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), oferecido numa parceria entre a Prefeitura de Conceição da Barra e o SEBRAE. Ao todo, quase 1500 alunos das onze EMEFs de todo o território Municipal se inscreveram para participar dessa iniciativa que incentiva os estudantes a buscarem o autoconhecimento e novas aprendizagens, além de desenvolver o espírito de coletividade.
O SEBRAE, instituição que criou o JEPP, acredita que o empreendedorismo pode ser aprendido e ensinado, por isso montou o programa do curso que desperta o interesse de crianças e jovens em criar produtos e serviços sustentáveis, capacitando-os para a futura inserção no mercado de trabalho.
O curso é voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e já capacitou 46 professores, tornando-os multiplicadores da educação empreendedora . As aulas são ministradas sob dois eixos principais: o estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual, de acordo com a idade e o nível escolar de cada turma.
UM CURSO PARA CADA ANO
Com propostas pedagógicas voltadas para cada ano do ensino fundamental, o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos ensina por meio de atividades lúdicas, em um ambiente da aprendizagem que incentiva os estudantes a assumirem riscos calculados, buscando soluções inovadoras para os desafios que lhes são apresentados.
Das 70 turmas inscritas no JEPP, 37 pertencem aos anos iniciais e estão trabalhando os seguintes temas: O Mundo das Ervas Aromáticas (1º ano), Temperos Naturais (2º ano), Brinquedos Ecológicos (3º ano), Locadora de Produtos (4º ano) e Sabores e Cores (5º ano). Já as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental trabalham com os temas: Ecopapelaria (6º ano), Artesanato sustentável (7º ano), Empreendedorismo Social (8º ano) e Novas Ideias, Grandes Negócios (9º ano).
O objetivo da Administração Municipal é que a Educação seja cada vez mais humanizada e voltada para o desenvolvimento integral das crianças e jovens barrenses, por isso a adesão ao Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES), em parceria com o Governo Estadual, e ao Jovens Empreendedores Primeiros Passos.
“Com a introdução dessas duas novas propostas educacionais, daremos um salto de qualidade na educação de nossos alunos e na capacitação dos nossos professores, e assim construiremos a base para um futuro melhor e mais justo para toda a comunidade barrense”, afirma o prefeito Francisco Vervloet.