25/10/2017 15h56 - Atualizado em 31/08/2018 09h43

Quase 350 pessoas serão beneficiadas pelos cursos de qualificação de mão de obra oferecidos pela Prefeitura

Aconteceu nesta terça-feira, dia 24 de outubro de 2017, na Sede da Igreja Vida e Paz, a cerimônia de lançamento do Projeto de Qualificação de Mão de Obra que integra o Programa Municipal de Emprego e Renda, desenvolvido pela Prefeitura de Conceição da Barra. Serão oferecidas 340 vagas em 17 cursos de capacitação a serem ministrados pelo Serviço Nacional da Indústria (SENAI), nos CRAS da Sede, Santa e Braço do Rio.

Cerca de 500 pessoas participaram da solenidade que também foi prestigiada pelos estudantes das redes de ensino municipal e estadual, vereadores, secretários municipais e servidores públicos. Também estiveram presentes no evento o prefeito Francisco Vervloet; o Vice-prefeito Jonias Dionísio Santos; o Coronel Paulo César Garcia Duarte, comandante da 2ª Cia. de Polícia Militar; o Vice-presidente Institucional da Findes, Nerzy Dalla Bernardina Júnior; o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Jadison Quartezani; a Diretora Escolar da Unidade Operacional Centro Integrado SESI/SENAI, Alecia Maria de Almeida Toscano e o Gestor da Unidade da Marcopolo (Volare) de São Mateus, Thiago Almeida Castilhos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Luzia Daher, registrou os avanços no desenvolvimento da política pública assistencial de Conceição da Barra e celebrou a nova oferta dos cursos de capacitação, afirmando que “este é um projeto que olha, que cuida e assiste a população carente de proteção social, que não poderia arcar com os custos de cursos como os que iremos ofertar gratuitamente”.

Jadison Quartezani, Presidente do CMAS e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDECA), destacou a luta do prefeito Francisco Vervloet para oferecer melhores condições de vida para a comunidade, desde a época em que ainda era secretário de Assistência Social. “Sabemos da sua luta em prol do social, sabemos que fez muito quando era secretário e junto com o Conselho de Assistência Social ajudou a formatar esse projeto e agora, como prefeito e batalhador das causas sociais, o senhor ajuda a comunidade barrense ainda mais”, afirmou o presidente.

OPORTUNIDADE
O Vice-presidente Institucional da Findes, Nerzy Júnior, falou que há tempos o Sistema SESI/SENAI tem contribuído para o desenvolvimento regional e “agora chegou a nossa vez de dar um grande passo para o futuro da nossa cidade, através da formação de qualidade que será oferecida à população barrense”.

Num depoimento firme e otimista, o Gestor da Marcopolo, Thiago Almeida Castilhos, que também representou a Associação Empresarial do Litoral Norte do ES (Assenor) contou sua experiência de vida, destacando o quanto a qualificação profissional lhe abriu portas no mercado de trabalho. “Aproveitem essa oportunidade de ouro e se qualifiquem também, pois qualificados estamos no páreo para a conquista de um emprego e sem qualificação, estamos automaticamente fora do mercado”, resumiu Castilhos.

FUTURO
O Coronel Paulo Duarte parabenizou a Administração Municipal pela iniciativa de oferecer capacitação à população mais carente e afirmou que “neste momento, a Prefeitura está investindo na segurança, porque está dando a oportunidade para as pessoas se sustentarem e planejarem o futuro de suas famílias”. Já a Presidente da Câmara, Mirtes Eugênia Figueiredo, renovou o seu compromisso com os projetos que trazem benefícios à população barrense, reafirmando que “o Legislativo continua apoiando o Executivo em tão importantes ações”.

Encerrando a cerimônia, o prefeito Chicão falou do diferencial que o Sistema SESI/SENAI traz para os cursos que terão início na segunda semana de novembro, pela sua história e o seu reconhecido trabalho em todo o Brasil. “Sabemos que a realização dos cursos não significa que todos os profissionais qualificados estarão automaticamente empregados, mas a qualificação aumentará de forma significativa as suas chances de inclusão no mercado de trabalho”.

CURSOS E INSCRIÇÕES
Ao todo serão oferecidos 17 cursos presenciais, com 340 vagas distribuídas entre as formações nas áreas de Montagem de Acabamento de Veículos Automotores; Mecânico Montador; Eletricista de Automóveis; Preparação de Superfícies para Pintura Automotiva; Operador de Empilhadeira (02 turmas); Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo Mig/Mag; Pintor de Automóveis; Montagem de Produção de Veículos Automotores, Pintura Industrial, Eletricidade Básica, Operador de Máquinas Florestais Harvester, Pedreiro de Alvenaria Estrutural, Confeccionador de Moda Praia e Fitness, Eletricista Industrial, Armador de Ferragens, Mecânico de Motores a Diesel.

As aulas práticas na área de manutenção, montagem e pintura automotiva serão realizadas na unidade da Volare, em São Mateus. “Nossos alunos vão colocar a mão na massa e nós poderemos mostrar que com dedicação e seriedade podemos colocar o nosso município na rota do progresso, porque finalmente teremos condições de disputar espaço no mercado”, comemorou o prefeito.

Logo mais, às 19 horas, no CRAS de Braço do Rio, acontece a cerimônia de lançamento do Projeto de Qualificação de Mão de Obra no Distrito. A partir de amanhã (26), até o dia 31 de outubro, será possível se inscrever em um dos cursos oferecidos pela Secretaria de Assistência Social. O candidato deve ter idade mínima de 18 anos, comprovar que reside em Conceição da Barra há pelo menos dois anos e ser inscrito no CadÚnico.

Para maiores informações, acesse o link disponível abaixo ou mantenha contato pelo telefone: (27) 98884-7594.