11/08/2010 11h43 - Atualizado em 31/08/2018 09h54

Representantes da Prefeitura e Funasa fazem reunião sobre banheiros Quilombolas

A Equipe de Educação em Saúde da Coordenação Regional da Funasa no Espírito Santo (Core/ES) atua junto com a Prefeitura de Conceição da Barra nas ações educativas relacionadas às obras de saneamento básico nas comunidades Quilombolas.

No dia 21 de julho, aconteceu uma reunião com profissionais da Funasa que fazem parte da Comissão de Educação em Saúde e Mobilização Social e representantes da Prefeitura que estão envolvidos no projeto. Na ocasião, foi apresentada uma proposta de parceria para realizar ações nas Comunidades Quilombolas que foram contempladas com obras de saneamento da Funasa.

A médica que atua na equipe de Educação em Saúde da Funasa, Rejani Domiciano, explica o papel da Comissão Municipal de Educação em Saúde: “Muitas pessoas estão envolvidas com a situação dos Quilombolas, a Comissão contém pessoas de várias secretarias do município e viemos explicar o papel deles, pois a Funasa financia os banheiros, mas a construção fica por conta do município. Tentamos conscientizar quem atua direto com o projeto”, diz.

Serão construídos melhores sanitários domiciliares (banheiros), fossas/sumidouro, reservatórios de água e poços freáticos na região. Simultaneamente a excussão da obra, técnicos do município criaram uma comissão para realizar junto a famílias quilombolas contempladas, trabalhos educativos sobre a aquisição de hábitos saudáveis.