18/03/2010 12h24 - Atualizado em 31/08/2018 09h53

Reunião divulga resultados de escolas municipais no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo

Na terça-feira (16) aconteceu a reunião para repassar os resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) para os diretores e supervisores de escolas municipais de Ensino Fundamental. A pontuação do Paebes varia em uma escala de 0 à 500 pontos e se divide em quatro Níveis de Padrões de Desempenho, sendo estes: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.

Os resultados de desempenho dos alunos da 4ª e 8ª série avaliados nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática revelaram que a maior parte dos alunos do município de Conceição da Barra, possui Nível Básico de conhecimento. “Tivemos escolas em Nível Proficiente, mas o importante é fazer com que todas as escolas que estão no Nível Básico avancem para o Proficiente, para que haja equidade”, afirma a Secretária Municipal de Educação, Adélia Marchiori.

A Secretária também frisou aos pedagogos que o importante agora, é fazer uma análise reflexiva dos resultados, que são termômetros para o professor e equipe gestora, e delinear novas ações e metodologias. “Ter resultados, sendo eles positivos ou negativos é muito importante para a partir deles tomar posicionamento, objetivando a melhoria da aprendizagem de nossos educandos. Esperamos que os dados apresentados, sejam ponto de partida para implementação de ações que repercutam em aprendizado efetivo por parte dos alunos”, disse.

O Paebes é uma Avaliação em Larga Escala do Sistema de Ensino Capixaba realizada por meio de testes de proficiência aplicados, atualmente, aos alunos da Rede Pública. O objetivo é avaliar o Sistema de Ensino de modo permanente e contínuo, de modo a fornecer subsídios para intervenções destinadas a garantir o direito do aluno a uma educação de qualidade. No dia 26 de fevereiro, foram apresentados em Vitória a todos os municípios do Espírito Santo, os resultados do Paebes 2009.