15/02/2008 14h34 - Atualizado em 31/08/2018 09h46

Riacho Doce concorre à praia mais linda do Brasil

A praia de Riacho Doce, que fica dentro do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, um dos lugares mais bem guardados do litoral Norte capixaba está concorrendo ao título da mais bela praia deserta do Brasil.

Riacho Doce, que atrai turistas europeus e de várias partes do Brasil, está concorrendo, em um site especializado em viagens, com outras 31 praias.

Do hot site especial Praia Deserta, criado pelo Viajeaqui, em parceria com a revista Viagem e Turismo e o Guia Quatro Rodas, sairá a praia deserta mais bonita do Brasil de acordo com a opinião do internauta que deverá escolher entre praias que se encontram em 11 estados brasileiros. A votação vai até o dia 31 de abril no site http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/especiais/praiasdesertas

Riacho Doce marca a fronteira entre o Espírito Santo e Bahia. O lugar é considerado um paraíso pela tranqüilidade e beleza e riqueza do ecossistema. O grande charme desta praia é seu ar selvagem, com muita vegetação e um riacho de águas escuras que deságua no mar formando bancos de corais. Com uma extensão de 9 quilômetros de areia, é uma das três praias que ficam dentro do Parque Estadual de Itaúnas, área de preservação ambiental. As outras duas praias que fazem parte do Parque são a Guaxindiba e Itaúnas. Riacho Doce é local estratégico para desova de tartarugas marinhas. “Aqui desovam as tartarugas cabeçuda, oliva e gigante que é a mais ameaçada de extinção no mundo. Também pode-se encontrar grande ocorrência do Mero, peixe que está ameaçado de extinção”, diz Luciana Franco Veríssimo, consultora em educação ambiental do parque. Quem vai ao lugar pode ver lontras, capivaras, quatis, tatu, paca e Irerê, além de fazer passeios de caiaque pelo riacho que dá nome ao local. “Quando você chega a Riacho Doce você sente uma liberdade enorme, se sente dono do lugar. É muito tranqüilo. Só tem movimento mesmo na alta temporada pela proximidade de Itaúnas, mas mesmo assim é pouco.
A indicação mostra mais uma vez que Conceição da Barra é rica em beleza natural e que temos praia sim”, afirma Bilirrelli da Cunha Monte, secretário de turismo de Conceição da Barra.

Como chegar

Existem duas alternativas para chegar até a praia. Andando pela areia da praia, em Itaúnas a pessoa percorrerá 8 quilômetros, mas se preferir ir de carro, são 16 quilômetros de estrada de terra, em meio ao plantio de eucalipto. Quem fizer essa opção terá de deixar o carro à aproximadamente um quilômetro de distância em um bar que fica na entrada de Riacho Doce e ir andando, pois carro não entra na praia.



Praias que estão concorrendo



Antiguinhos (RJ)

Bainema (BA)

Barra dos Remédios (CE)

Bonete (SP)

Brava da Almada (SP)

Carro Quebrado (AL)

Deserta (PR)

Fazenda da Lagoa (BA)

Fernando de Noronha (PE)

Galinhos (RN)

Gravatá (SC)

Guaiú (BA)

Icaraizinho de Amotada (CE)

Ilha do Papagaio (SC)

Lagoinha do Leste (SC)

Lopes Mendes (RJ)

Marambaia (RJ)

Martim de Sá (RJ)

Patacho (AL)

Ponta do Moreira (BA)

Praia das Minas (RN)

Praia da Tainha (SC)

Praia do Cedro (SP)

Praia do Farol (RJ)

Riacho Doce (ES)

Setiquara (BA)

Silveira (SC)

Siriaco (BA)

Tambaba (PB)

Tauana (BA)

Tinguá (SC)