25/09/2015 06h20 - Atualizado em 31/08/2018 09h38

Sala dos Conselhos Municipais foi inaugurada pela Administração, na última quarta-feira

Conceição da Barra é pioneira na disponibilização de um espaço exclusivamente destinado para as deliberações de todos os conselhos do município. A Sala de Reunião dos Conselhos Municipais, sediada no Núcleo de Desenvolvimento Social, localizado na Vila dos Pescadores, foi oficialmente inaugurada na última quarta-feira, dia 23 de setembro, com a presença de membros de diversos conselhos.

Os Conselhos Municipais são espaços de discussão, formulação e deliberação de políticas públicas, com o objetivo de efetivar a democracia participativa e o controle social, previsto na Constituição Federal. No município, existem mais de uma dezena de conselhos atuando em defesa dos interesses da sociedade: Conselho Municipal de Educação, de Saúde, de Assistência Social, de Desenvolvimento Econômico Sustentável, dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA), do Desenvolvimento Rural, entre outros.

A sala de reunião disponibilizada pela Administração Municipal é climatizada, equipada com um microcomputador conectado à internet e tem capacidade para 16 pessoas. O uso do espaço será facultado a todos os conselhos, mediante agendamento prévio junto à Recepção do Núcleo de Desenvolvimento Social. O agendamento é uma forma de assegurar a boa utilização da sala, evitando a sobreposição de reuniões numa mesma data.

Segundo o Superintendente de Desenvolvimento Social e Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Francisco Vervloet, “o município deu um grande passo para a construção da democracia com a entrega da Sala de Reunião dos Conselhos Municipais e, na condição de presidente do COMDECA, tenho certeza de que este será um ambiente de diálogo e de construção de ideias e políticas públicas que irão melhorar a qualidade de vida de nossos munícipes”.