28/07/2009 14h31 - Atualizado em 31/08/2018 09h50

Saúde e segurança garantidos no Festival de Forró de Itaúnas

O balanço dos trabalhos realizados pela Prefeitura Municipal de Conceição da Barra foi considerado positivo durante os dez dias de Festival de Forró em Itaúnas. O apoio ao evento foi garantido pelas secretarias de Saúde, Segurança, Turismo e Cultura, que prepararam uma série de ações dedicadas aos turistas.

Na Unidade de Saúde da vila, o atendimento foi prestado em horário especial no último final de semana (24 e 25/07), com plantão de médico e enfermeiro das 19h às 7h. Para o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Júlio Baldotto, o resultado dos trabalhos na Unidade foi satisfatório. “Prestamos atendimento a 68 pessoas que procuraram a Unidade na última sexta e sábado. Os procedimentos mais requisitados foram de curativos, reidratações orais e injeções”, analisou.

Para reforçar o trabalho preventivo, a secretaria de Saúde disponibilizou uma tenda em frente à Unidade Médica da vila. No local foram distribuídos 1.144 preservativos e verificada a pressão arterial dos visitantes.

Outra ação, desta vez de iniciativa da gerência de Segurança, foi o estacionamento para ônibus na entrada da vila, com o objetivo de evitar acidentes e diminuir o fluxo de veículos na vila. O resultado da nova estratégia foi satisfatório, conforme o Gestor Distrital, Jalmas Greis. “As áreas que antes eram ocupadas por ônibus ficaram livres, evitando tumultos e promovendo mais conforto aos turistas”, avaliou o gestor distrital, que também considerou positivo o trabalho dos salva-vidas durante o Festival. “Estamos com cinco profissionais que vão atuar na praia, rio Itaúnas e Riacho Doce até o mês de agosto”.

Oficinas

A praça da Itaúnas serviu de palco para a realização de diversas oficinas gratuitas durante os finais de semana que compuseram o Festival de Forró. Através da iniciativa das secretarias de Turismo e Cultura e Esporte e Lazer, turistas de todas as idades participaram de aulas de capoeira, forró pé-de-serra, papietagem e confecção de berimbau, ministradas por profissionais ao som do cantor Jamaica Forrozeiro. As oficinas foram oferecidas durante a tarde em três tendas montadas pela prefeitura de Conceição da Barra.

Apoio
As casas de shows que promovem o Festival Nacional de Forró de Itaúnas também receberam apoio da prefeitura municipal de Conceição da Barra. No Buraco do Tatu, foi cedido um palco para a apresentação das bandas. Já no Bar Forró, a PMCB contribuiu na estruturação do evento, com a instalação de banheiros químicos.