14/04/2010 13h48 - Atualizado em 31/08/2018 09h53

Saúde realiza palestras sobre cuidados com a água e com a dengue

As escolas de Conceição da Barra estão recebendo orientações através de palestras e seminários na área de Prevenção da Dengue e dos Cuidados com a Água. No momento, os eventos estão acontecendo nas escolas da sede, mas logo será levado para os distritos.

Nas palestras sobre a água, o coordenador da vigilância ambiental, Roberto Vieira Lopes, ministra as orientações. A palestra aborda os cuidados do manejo da água doméstica, estocada, dos rios, dicas de prevenção a doenças, como por exemplo, a dengue. Esse trabalho é uma parceria das secretarias municipais de Saúde e Educação, e conta com o apoio de Marilza Picoli que é responsável pelo Programa de Educação em Saúde e Movimento Social (PESMS).

Orientações sobre a Dengue

No dia 24 de março foi realizado o 1º Seminário da Dengue no colégio Mário Vello Silvares, para turmas de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Houve apresentações teatrais, paródias, poemas, apresentação de cartazes, dança, além da participação dos alunos. Outro seminário aconteceu no dia 31, na escola João Bastos, e reuniu cerca de 400 alunos.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Gonçalves, falou da dengue em Conceição da Barra, e a coordenadora do PESMS, Marilza Picoli que é responsável pelo Programa de Educação em Saúde elogiou os trabalhos apresentados pelos alunos.

“Eles tiveram uma participação muito boa, todos pesquisaram, fizeram trabalhos em todas as disciplinas da escola, eles são os que mais ajudam no combate e prevenção da dengue, pois cobram dos pais nos cuidados em casa. Com esse trabalho levarão informações importantes para seus amigos e familiares”, disse Marilza.

Secretaria promove I° Seminário de Atualização dos Agentes Comunitários de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição da Barra realizou no dia, 26 o Iº Seminário de Atualização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município, destinado para todos os agentes.

Temas como: Controle da Dengue; Cuidados com os Idosos; Desnutrição e Obesidade em Crianças; e Diabético e Hipertenso na Prevenção de Doenças Renais Crônicas, foram abordados no encontro.

Cerca de cem pessoas participaram do encontro. “Esse evento serviu para atualizar os agentes de saúde nas mudanças e alterações do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de diabetes/hipertensão, cuidados com pacientes acamados, dengue, controle dos distúrbios alimentares”, finalizou Marilza Picoli.