18/03/2010 12h09 - Atualizado em 31/08/2018 09h53

Secretaria de Educação aposta na capacitação de professores para o uso do Material Dourado

Desde fevereiro acontecem em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, oficinas para o aprendizado do uso do Material Dourado, que é usado em atividades que auxiliam no ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais, os algoritmos.

As capacitações foram divididas através de um cronograma por escolas, e até o final de março todas as educadoras municipais devem estar prontas para passar o conteúdo adquirido para os alunos nas salas de aula.

“No ensino tradicional, as crianças acabam dominando os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem, com o Material Dourado a situação é outra, as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Então, além da compreensão dos algoritmos, obtemos um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável”, disse a coordenadora municipal dos programas do Instituto Ayrton Senna, Margarete Salvador.

No ano de 2009 a Secretaria Municipal de Educação, efetuou uma compra de 122 conjuntos de Material Dourado, confeccionado em plástico rígido colorido, contendo 611 peças cada, que foram distribuídas para todas as escolas de Ensino Fundamental para serem utilizados semanalmente nas turmas de 1º ao 5º ano, como prevê o Programa Circuito Campeão do Instituto Ayrton Senna implantado em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental. Este programa gerencia a aprendizagem dos educandos.