Há alguns meses a população tem acompanhado e participado com muito empenho e dedicação do trabalho realizado pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do município de Conceição da Barra, com relação a pesagens e acompanhamentos de crianças e gestantes.
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é um Programa do Governo Federal que tende acompanhar e avaliar toda a população, inclusive as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
O Sistema deve se concentrar na atenção a gestante e no crescimento e desenvolvimento das crianças tendo como áreas temáticas o Estado Nutricional / Carências específicas e o consumo alimentar
Tem como missão produzir um elenco de indicadores capazes de sinalizar os eventos de maior interesse, tais como: disponibilidade de alimentos, aspectos qualitativos e quantitativos da dieta consumida, práticas de amamentação, prevalência da desnutrição energético-protéica, de anemias, do sobrepeso, das deficiências de iodo e de vitamina A e das demais carências de micronutrientes relacionadas às enfermidades crônicas não-transmissíveis.
O atendimento monitorando o estado nutricional de cada usuário, visa a detecção da situação de risco e a prescrição de ações que possibilitam a prevenção de seus efeitos e a garantia da reversão ao quadro de normalidade.
Vale lembrar que para famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e as demais que tendem participar, são indispensáveis o acompanhamento de avaliações mensais realizadas pela Saúde, pois essas são condicionalidades do Governo Federal.
As avaliações ocorrem em pontos estratégicos sendo sempre realizada pelas Equipes de Saúde da Família, revelou o nutricionista Eduardo Ribeiro, gestor da Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde de Conceição da Barra.