09/11/2009 14h23 - Atualizado em 31/08/2018 09h51

Secretaria de Saúde oferece capacitação para agentes da ESF

Médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de consultório odontológico e agentes de saúde que fazem parte da ESF, participaram no último dia 4 de uma capacitação sobre a Avaliação para Melhoria da Qualidade de Estratégia de Saúde da Família.
A palestra, que teve duração de 8 horas, foi ministrada pelo dentista Juliano Bettin na UAB, e envolveu as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Centro, Vila dos Pescadores e Itaúnas. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, por meio da secretaria de Saúde.
De acordo com o coordenador das ESFs, Gleikson Barbosa dos Santos, a capacitação visa a melhoria do atendimento à saúde no município. “Os profissionais receberam orientações sobre o preenchimento do questionário da AMQ (Avaliação para Melhoria da Qualidade da ESF). O documento é uma autoavaliação do desempenho dos prestadores de serviços. Ao mesmo tempo, revela os parâmetros para a melhoria do trabalho prestados ao usuário do sistema de saúde”, explicou.
O palestrante Juliano Bettin destaca a importância da capacitação. “As equipes agora têm maior acesso ao planejamento de ações para melhorar a assistência. Eles se autoavaliam e comparam o seu trabalho com o que deveria ser ideal. É uma mudança de comportamento que envolve todos os integrantes das equipes”.