20/08/2009 12h02 - Atualizado em 31/08/2018 09h50

Secretaria de Saúde reúne profissionais para informar sobre a Influenza A H¹N¹

Na manhã desta quarta-feira (16/08), diretores de escolas municipais e funcionários da saúde se reuniram no auditório da UAB para assistir à apresentação do Protocolo de Avaliação e Controle da Influenza A H¹N¹ “Gripe Suína”.

O encontro teve o objetivo de prestar informações sobre a doença e orientar aos profissionais sobre os procedimentos mais eficazes para evitar a H¹N¹ no ambiente escolar.

As palestras aconteceram em dois horários. A primeira, às 8h, reuniu pelo menos 20 diretores de escolas do município. Na ocasião, os educadores foram informados sobre a doença e orientados sobre as medidas que devem ser tomadas com os estudantes visando a prevenção da doença. No final da reunião, os diretores sugeriram a realização de palestras nas escolas.

Já à tarde, foi a vez de médicos, enfermeiros, agentes de saúde e dentistas serem informados sobre o Protocolo. Além das informações básicas sobre a nova gripe, os profissionais receberam orientações sobre como atender aos pacientes que procuram os pronto-socorros e unidades básicas de saúde apresentando os sintomas da doença.

O Protocolo de Avaliação e Controle da Influenza A H¹N¹ foi elaborado pela secretaria municipal de Saúde. As palestras foram ministradas pelos profissionais da saúde, Júlio Baldotto (Coordenador da Vigilância Epodemiológica) e Eduardo Ribeiro Morais (Gerente de Atenção Básica).