19/12/2014 10h50 - Atualizado em 31/08/2018 09h34

Secretaria Municipal de Educação realiza II Seminário do PNAIC

No dia 13 de dezembro foi realizado, no Campus da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o II Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento reuniu dezenas e trabalhos desenvolvidos pelos profissionais do magistério municipal e representou a consolidação das ações da formação do ano de 2014, que teve como foco “A Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento”.

O PNAIC é um compromisso formal assumido, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de contribuir para o bom exercício da cidadania das crianças. Porém, para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina, por isso é fundamental essa formação.

O evento contou com apresentações culturais e exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos cursistas. O ápice da solenidade foi a palestra da Professora Mestre em Educação, Izabel Matos Nunes.

Marcaram presença nesta solenidade a Secretária Municipal de Educação, Clarissa Magalhães Costa; a Referência Técnico-Pedagógica, Sandra Ângela Rocha; a Coordenadora do PNAIC, Neusa Maria Fereguetti; as Orientadoras de Estudo, Ilian Rios Miranda, Leila Macedo Pestana e Mersônia de Oliveira Faria; as professoras alfabetizadoras, autoras principais da formação, pais, alunos e a comunidade.

As professoras alfabetizadoras apresentaram seus relatos de experiência em salas de aula e fizeram uma explanação dos conteúdos abordados. “O sucesso dessa culminância demonstrou o quanto os professores se aprofundaram em teorias e absorveram a proposta do programa, transformando assim suas práticas, fortalecendo todo o processo de alfabetização em rede, dentro do nosso município”, afirmou a secretária de Educação Clarissa Costa.