07/08/2017 15h39 - Atualizado em 31/08/2018 09h43

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações preventivas e educativas em diversas comunidades barrenses

A Prefeitura de Conceição da Barra, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem levado os serviços públicos para cada vez mais perto das comunidades urbanas e do interior. Com visita das equipes técnicas das Estratégias de Saúde da Família, a diversas localidades do município, a população vem sendo assistida com testes rápidos de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre a escovação e prevenção de inúmeras doenças.

Nas últimas semanas, as comunidades de Meleiras, Vila dos Pescadores e Itaúnas já foram contempladas com as chamadas Ações de Saúde. Nos próximos dias, o Distrito de Braço do Rio e outras localidades da Sede também deverão receber os enfermeiros e demais profissionais de saúde bem perto de casa.

As Ações de Saúde costumam orientar sobre os hábitos para uma vida saudável, o uso adequado de medicamentos, saúde bucal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, os riscos do uso e abuso de drogas, além da necessidade de identificação de fatores de risco para doenças como diabetes, câncer do colo do útero e de mama e hipertensão arterial, entre outras.

Com as ações diretas nas comunidades é possível estimular a participação do indivíduo no cuidado com a saúde, sobretudo na prevenção e tratamento precoce de diversas enfermidades.