20/09/2015 15h05 - Atualizado em 31/08/2018 09h38

Secretaria Municipal de Saúde realiza novo mutirão para reduzir espera por exames especializados

Cerca mil procedimentos em saúde serão realizados pelo município ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro, tendo em vista a redução da fila de espera por exames especializados como mamografias, tomografias, raios X com laudo, ultrassonografias e consultas oftalmológicas, entre outros. Os atendimentos estão sendo marcados pela Central de Regulação Municipal, antiga Agência Municipal de Agendamento (AMA), obedecendo ao critério de tempo de espera.

A partir desta segunda-feira, dia 21 de setembro de 2015, pelo menos 20 pacientes que aguardavam a realização de ecocardiograma com dopller já estarão sendo atendidos. Para o mês de outubro também já estão agendados outros 20 exames desta natureza, além de 160 mamografias e dezenas de consultas oftalmológicas.

O Secretário de Saúde, Eduardo Morais, lembra que à Administração Municipal compete apenas a atenção básica, que são os serviços disponibilizados pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), os conhecidos Postos de Saúde. “Com a realização de mais um mutirão da saúde, voltamos a suprir também o atendimento às demandas de média complexidade, realizando os procedimentos especializados que não são de nossa responsabilidade, mas geram uma longa fila de espera”, justifica o secretário. “O objetivo dos mutirões é levar cada vez mais saúde à população barrense, oferecendo procedimentos que historicamente são aguardados por um longo tempo, em qualquer município do país”, conclui.