14/02/2013 07h47 - Atualizado em 31/08/2018 09h56

SEGURANÇA, ORGANIZAÇÃO E INFRAESTRUTURA MARCAM CARNAVAL NA BARRA

Segurança, infraestrutura, organização, equipamentos adequados e ousadia. Esses são cinco dos principais motivos que fizeram deste carnaval um dos mais qualificados dos últimos anos em Conceição da Barra.

Já na abertura dos eventos na sexta feira dia 08 de Fevereiro ficou evidente o acerto da Administração Municipal em investir na alegria do Carnaval de Rua, com os trios elétricos percorrendo o trajeto da Arena de Eventos até a Praça do Farol e os shows no palco.

Na quinta feira, dia 07 de Fevereiro, a TV Gazeta em reportagem que foi ao ar no ESTV 2ª Edição, apresentou os depoimentos de gerentes e proprietários de pousadas e hotéis da cidade comemorando taxas de ocupação acima de 80 por cento, situação que melhorou ainda mais a partir de sexta feira, dia 08.

A cidade, que na quinta feira, dia 07, parecia vazia, de repente viu-se invadida por milhares de visitantes, atraídos por uma programação variada, formada por bandas nacionais, regionais e locais, além de atividades de diversas naturezas, entre elas as exibições de som automotivo em área delimitada e sob regras rígidas.

A segurança, item básico que aparece no topo da lista das exigências do turista, reforçada pelo videomonitoramento e a presença ostensiva da Polícia Militar, foi um dos pontos mais elogiados por todos, sobretudo pelas famílias, que superaram em número eventos anteriores, o que contribuiu para o clima de paz , com registro de poucas ocorrências violentas, reprimidas de forma rápida e eficaz.

“Muito bom, fui policial em Conceição da Barra por dois anos e além de trabalhar curti o Carnaval na folga, óbvio. Parabéns Prefeitura de Conceição da Barra pela excelente programação”. (Depoimento de Admilson Baptista, via Facebook)

A infraestrutura montada na Arena de Eventos, um espaço com cerca de 12.500 metros quadrados, sem contabilizar os espaços entre as casas que estão sendo demolidas e a Praça do Farol, revelou por inteiro a nova configuração das áreas de eventos de Conceição da Barra. Iluminada por refletores instalados em postes decorativos de 11 metros de altura, perfazendo algo em torno de 44 mil watts de iluminação.

“Moro em São Mateus, mas no Verão e Carnaval venho para a Barra. Agora, por exemplo, com a nova orla, o calçadão, a Arena de Eventos, ficou muito melhor. Há 5 anos atrás quase comprei uma casa aqui. Custava barato. Agora, fui tentar comprar, não achei nada por menos de 100 mil. Meus amigos comentam: a Barra saiu do buraco! Parabéns a todos os barrenses por essa conquista!” (Depoimentos de Fabiana Silva - via facebook)

A Polícia Militar ainda está apurando os dados oficiais de público, ocorrências e outras estatísticas. Entretanto, os primeiros levantamentos revelam que o ponto alto deste Carnaval foi a qualificação do turismo, com a oferta de serviços de melhor qualidade, a participação efetiva dos setores econômicos e empresariais com investimentos importantes em infraestrutura e até de agregação de opções, como o serviço de helicóptero para passeios panorâmicos, que tanto empolgou visitantes e o público local.

“Venho a Conceição da Barra no Verão há muitos anos. Este ano fiquei surpreso com a nova organização. O que eu notei, também, é que os turistas eram diferentes. Tinha muita família, e achei que era gente com melhor poder aquisitivo. Acho que essa organização atraiu visitante mais qualificado. Espero que continue assim.” (Depoimento de Valmor Gouveia, via Facebook).

O prefeito Jorginho Donati credita os bons resultados alcançados aos integrantes da equipe da Prefeitura, representada por todas as Secretarias Municipais, às parcerias fundamentais estabelecidas com as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Promotoria, Fórum, bandas locais, blocos carnavalescos, comerciantes e empresários, ambulantes e barraqueiros, à imprensa de forma geral e a todos os parceiros e amigos que ajudaram Conceição da Barra dar mais um grande passo rumo à profissionalização do turismo e sua transformação em ferramenta econômica cada vez mais eficiente e qualificada.