20/11/2013 18h44 - Atualizado em 31/08/2018 09h58

Seminário Municipal do PNAIC reúne pais e profissionais da educação

Aconteceu neste sábado (23), o Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC ) 2013, na Quadra do Jemar, em Conceição da Barra. O evento reuniu pais, professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e autoridades municipais para apresentar os avanços do município, no sentido de cumprir as metas pactuadas no programa desenvolvido pelo Ministério da Educação. O objetivo principal do PNAIC, instituído há um ano no território nacional, é que toda criança brasileira esteja completamente alfabetizada até os oito anos de idade.

Sob a responsabilidade dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, o seminário trouxe uma retrospectiva do processo de implantação do PNAIC e uma avaliação positiva do processo de desenvolvimento das habilidades dos alunos. A palestra com o Professor Nourival Cardoso Júnior abordou a questão da afetividade na sala de aula, destacando a importância de uma relação de amizade entre mestre e aluno, na construção do conhecimento e na redução dos casos de violência e evasão escolar. O evento também foi composto pela apresentação de estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, público alvo do PNAIC. Por toda a extensão do Jemar, trabalhos desenvolvidos pelas crianças demonstraram a concretização dos esforços de todos, pela alfabetização na idade certa.