16/04/2014 13h35 - Atualizado em 31/08/2018 09h59

Seminário sobre Educação Profissional da região norte capixaba foi um sucesso

Foi um sucesso o Seminário Livre sobre Educação Profissional e Tecnológica do Trabalhador Norte Capixaba 2014, realizado durante toda a manhã do último sábado (12), na Vila de Itaúnas. O evento, que buscou mensurar as principais demandas por cursos de qualificação profissional na região, aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Benônio Falcão de Gouvêa, sob a organização da Prefeitura de Conceição da Barra, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus São Mateus. O balanço preliminar, ocorrido nos grupos de trabalho do seminário, chegou à conclusão que as maiores demandas para capacitação profissional são relativas à formação de operadores de máquina, técnicos administrativos, auxiliares administrativos, designers de produtos, e camareiras, além da urgência em promover cursos de inglês para atendimento a turistas, entre outros.

Além do levantamento das informações, o evento proporcionou a elaboração de um protocolo de intenções, numa parceria entre a sociedade civil organizada, o poder público e a iniciativa privada, que vai possibilitar a implantação do Programa de Qualificação do Trabalhador Norte Capixaba, no Distrito de Itaúnas. Uma nova discussão sobre o tema acontecerá no dia 17 de maio, na Sede do município de Conceição da Barra.