03/06/2008 12h33 - Atualizado em 31/08/2018 09h47

Sexualidade é debatida nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação de Conceição da Barra de forma reverente e responsabilidade, quebrando tabus, está abrindo debates nas escolas de forma a conscientizar alunos sobre temas ligados à sexualidade humana.

O trabalho que está sendo desenvolvido sob a coordenação do professor Jânio Lemos, que é monitor em sexualidade humana, foi iniciado no mês de abril.

É um trabalho inovador que consiste em duas etapas: palestras, exibição de vídeos e debates com alunos e pais que estudam no turno noturno na modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA); e palestras, debates e exibição de vídeos para alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental, antiga sétima e oitava séries.

Na primeira etapa do trabalho os alunos que estudam na EJA onde muitos são pais, assistiram ao filme “Anjos do Sol” que aborda os temas prostituição infantil e abuso sexual infantil seguido de um debate que tem por objetivo mostrar a realidade desses temas no Brasil e em nosso meio, buscando soluções conjuntas de como solucioná-los.

Todas as escolas da sede e interior do município serão visitadas, inclusive as estaduais serão convidadas ao debate. Já entre o ensino fundamental no turno matutino, o professor Jânio, promete um encontro com alunos do oitavo e nono ano cheio de motivação e novidades, ouvindo-os nas suas dúvidas mais freqüentes e transmitindo informações claras e objetivas, de uma forma menos formal, mas educativa a respeito dos diversos temas que envolvem o universo de curiosidade que aflige a adolescência.

Namoro, gravidez na adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), abuso sexual infantil, sexualidade na internet, auto-estima, preconceitos, respeito com o outro, são temas fundamentais debatidos na sala de aula.

Encontro em Braço do Rio discute exploração sexual

Já colhendo os primeiros frutos deste trabalho o professor Jânio Lemos juntamente com a equipe de projetos da Secretaria Municipal de Educação, promoveu dia 19 de maio no Distrito de Braço do Rio o I Encontro Aberto de Discussão Social sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento aconteceu na quadra poliesportiva Adelson Soares Guimarães e contou com a presença de centenas de estudantes das redes municipal e estadual, educadores, pais, autoridades locais e profissionais liberais entre os quais se destacaram como palestrantes convidados a secretária Municipal de Educação Alécia Toscano, a Secretária Municipal de Governo Ana Amélia Costa Moraes que na ocasião representava o Prefeito Manoel Pereira da Fonseca, a psicóloga do Serviço Sentinela Amanda Pereira, o representante da Comunidade Católica local, Djalma Cosme, a representante do Segmento Evangélico Celcina Santana, a presidente do Conselho Tutelar de Braço do Rio, Eliana Aparecida, o vice presidente do Conselho Municipal de Segurança Edmundo Thomás Soares Norberto, e a servidora pública e representante de pais da comunidade local Edna Oliveira.

O encontro também foi abrilhantado pelo depoimento da professora Adelaide que com sua experiência a frente da educação ajudou a todos a entender melhor o tema debatido.Vale ressaltar a apresentação das crianças do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) sob a coordenação de Maria das Graças de Araújo que abriu o encontro apresentando um teatro Ken com o tema:Drogas.

Além dos vídeos educativos apresentados no encontro, a psicóloga Amanda Pereira em sua fala ressaltou as várias formas de agressão física e psicológica sofrida pela criança ou adolescente e que na maioria das vezes acontece dentro do âmbito familiar.

O encontro foi concluído com a distribuição de uma cartilha educativa a todos os presentes. O professor Jânio informou que encontra-se a disposição de outros segmentos da sociedade para proferir palestras com o objetivo de abrir leques de discussões mais abrangentes sobre outros temas polêmicos como: aborto, homossexualidade, distúrbios sexuais, entre outros.

Igrejas, associações e outras entidades podem agendar palestras no setor de projetos da Secretaria Municipal de Educação pelo Telefone 3762-0240.