20/10/2009 12h27 - Atualizado em 31/08/2018 09h51

Terreno com obra paralisada desde 1993 será sede do novo NESF de Santana

Um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Conceição da Barra e o Governo do Estado vai garantir a melhoria da qualidade de vida para mais de 6 mil moradores das região de Santana. Até o final de 2009, começa a ser construído o Núcleo de Estratégia de Saúde da Família – NESF, projeto que vai custar R$ 900 mil aos cofres do Estado.

A nova unidade vai facilitar o acesso a atendimentos médico e odontológico, aos medicamentos da farmácia básica, coleta de exames, sala de cirurgias, auditório para capacitações e uso da comunidade, além de outras especialidades.

A área foi cedida pela prefeitura e está localizada às margens da rodovia Adolfo Serra. O NESF será implantado no mesmo terreno onde foi iniciada a construção da antiga US 3 (Unidade de Saúde), nos anos de 1993 e 1994. A verba para investimento na unidade chegou aos cofres do município, mas o projeto nunca foi concretizado. Hoje existe apenas no local do novo NESF, a fundação da antiga obra que seria edificada em 1993 e que acabou não sendo concluída pela administração da época.

A agente de saúde e moradora do bairro Santana, Renata Alves, está ansiosa para o início das obras. Ela afirma que a implantação do NESF marca o fim de uma longa espera por melhorias na saúde. “As ruínas desta antiga unidade marcam a frustração dos moradores que esperaram pela obra. Agora, estamos confiantes com a construção deste novo projeto do NESF, que vai garantir a melhoria da qualidade de vida dos moradores”, destaca.

O Núcleo de Estratégia de Saúde da Família é mais um dos compromissos inclusos no planejamento de governo do prefeito Jorge Donati. A expectativa é de que até o final de 2010, a comunidade já possa usufruir deste investimento.