24/12/2009 07h39 - Atualizado em 31/08/2018 09h52

Trio elétrico liberado em Conceição da Barra

A festa está liberada e promete ser a melhor e mais segura de todos os tempos em Conceição da Barra. O trio elétrico está garantido em todas as noites de festa no Circuito da Folia.

A novidade é resultado do trabalho que a prefeitura de Conceição da Barra, por meio da Secretaria de Administração, desenvolveu com o secretário de Estado de Segurança, Rodnei Miranda, em reuniões que envolveram todos os municípios do litoral capixaba.

Após os encontros, foi acordado que os eventos do Verão e Carnaval poderão ser definidos e planejados pelos próprios municípios, em concordância com o Plano de Verão da Secretaria de Estado de Segurança. “Só temos a ganhar com esta decisão, pois poderemos manter a tradição dos trios elétricos e agradar aos nossos turistas. A decisão do Secretário demonstra a sintonia e sensibilidade do Governo do Estado com as ações que Conceição da Barra planeja”, destacou o gestor de Defesa Social, Jalmas Greis.

Ele lembra que a elaboração do Plano de Segurança gerou muitas discussões e que a participação de Conceição da Barra no debate foi fundamental para a tomada de decisões do governo. “A Secretaria de Estado de Segurança sugeriu inicialmente que os shows fossem realizados em palco e que o encerramento das festas noturnas acontecesse à meia noite, alegando que estas medidas diminuiriam a violência. Para que os turistas de Conceição da Barra não ficassem prejudicados com esta decisão, apresentamos as estatísticas da Polícia Militar no carnaval 2009, mostrando que a festa foi uma das mais movimentadas e seguras de todos os tempos”, destaca o sargento Greis.

O gestor de Defesa Social argumentou ainda, que os resultados do Plano Verão 2009 revelam que a violência não está atribuída ao trio elétrico, e sim ao planejamento de ações que visem a segurança do folião. “Medidas como a instalação de câmeras de videomonitoramento, reforço policial e criação do Circuito da Folia foram imprescindíveis para a redução drástica da violência no período de carnaval. Em 2010, nosso planejamento será ainda melhor”, explicou Greis.

Plano de Segurança para o Verão e Carnaval 2010 de Conceição da Barra

• O Circuito da Folia terá reforço especial, com a instalação de câmeras de videomonitoramento que vão registrar o agito dos foliões em todos os cantos da área de eventos.

• A entrada e saída dos turistas na cidade serão monitoradas por câmeras de videomonitoramento.

• As imagens das câmeras serão monitoradas pela Polícia Militar.

• Adicional de 35 policiais com patrulhamento em toda a cidade.

• Reforço policial no Circuito da Folia e entorno.

• Plantão da Polícia Civil nos finais de semana com um Delegado, um escrivão e três investigadores.

• Reforço de três investigadores durante a semana.

• Contratação de 40 guarda-vidas (30 na sede, 6 em Itaúnas, 2 em Riacho Doce e 2 no rio Itaúnas).

• Os guarda-vidas receberam reforço nos treinamentos com palestras sobre meio ambiente e relacionamento com o turista.

• Nas áreas de atuação, os guarda-vidas serão monitorados por militares do Corpo de Bombeiros.

• A Marinha irá disponibilizar guarnição composta por dois militares, uma viatura e equipamentos, visando o patrulhamento na praia e a segurança dos banhistas.