10/08/2015 11h59 - Atualizado em 31/08/2018 09h38

Unidade móvel do Hemoes estará em Conceição da Barra no próximo sábado

O Rotary Clube de Conceição da Barra, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizando a população local para realizar a doação de sangue, no próximo sábado, dia 15 de agosto, das 8 às 16 horas. A coleta será realizada pela unidade móvel do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) que ficará estacionada em frente ao Hospital Municipal, na Sede do município. O objetivo da ação é reforçar o estoque de sangue no hemocentro, pois a unidade atende a toda a demanda do Estado.

O ônibus, que é adaptado para coleta de sangue, possui dois consultórios para triagem clínica, quatro cadeiras para coleta de sangue, uma sala para fornecimentos de lanche aos doadores, refrigerador para acondicionar o sangue coletado, balança de peso corporal e aparelho de hemoglobina para averiguar se o voluntário tem anemia ou não. Para assegurar conforto aos doadores, o ambiente é climatizado e tem televisão e som ambiente.

Para ser um doador voluntário de sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto. Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas, e se for um voluntário habitual, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Quem estiver resfriado ou com febre não pode ser doador. Da mesma forma, grávidas e mulheres em período pós-parto ou pessoas que adotaram comportamento com risco de contaminação por doenças sexuais também estão impedidas de doar. Quem recebeu transfusão de sangue ou fez alguma tatuagem deve aguardar um ano para realizar a doação voluntária. O Hemoes garante a confidencialidade e segurança do resultado da doação, enviando-o direto para a residência do doador.