01/08/2017 16h26 - Atualizado em 31/08/2018 09h43

Vice-governador participa de cerimônia de entrega de viaturas e expansão do videomonitoramento, em Conceição da Barra

O vice-governador César Colnago esteve em Conceição da Barra, na tarde desta terça-feira (01/08) para participar da cerimônia que oficializou a entrega de duas novas viaturas para a 2ª Cia. de Polícia Militar e o lançamento de nove turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Além dessas ações promovidas pelo Governo Estadual, a solenidade também marcou a expansão do Sistema de Videomonitoramento e a ampliação da Sede Administrativa da 2ª Cia. PM, dois importantes investimentos da Prefeitura na segurança pública do município.

Marcada pela parceria entre a Administração e a Polícia Militar, a cerimônia teve como idealizadores o prefeito Francisco Vervloet, o Comandante do 13º Batalhão, Tenente-Coronel Paulo César Garcia Duarte, e o Comandante da 2ª Cia. PM, Capitão Samir Torres Scardini. As relações entre o Executivo Municipal e o Comando da Polícia Militar se estreitaram durante o período de Carnaval e de lá para cá a cooperação mútua tem sido uma importante ferramenta para garantir mais segurança à comunidade.

Numa fala emocionada, o Tenente-Coronel Paulo Duarte fez questão de destacar “a percepção que os policiais da 2ª Cia. tiveram logo após aquele momento crítico, no mês de fevereiro, assumindo a missão de ajudar o município de Conceição da Barra a realizar o Carnaval, importante fonte de renda para o município”. Segundo o comandante, o apoio do Governo Estadual e da Prefeitura, desde então, tem sido fundamentais para que a Polícia Militar esteja cada vez mais próxima dos moradores.

SEGURANÇA É RESPONSABILIDADE DE TODOS
O Gestor Municipal de Segurança e Defesa Civil, Jalmas Ferreira Greis comemorou a expansão do sistema de videomonitoramento, destacando que hoje existem 57 câmeras operando na Sede do município e na Vila de Itaúnas e em breve mais 50 câmeras serão instaladas em Braço do Rio.

“A Constituição Federal diz que a segurança, além de um dever do Estado é responsabilidade de todos, e o governo municipal tem se dedicado a realizar as ações necessárias para preservar as famílias barrenses”, explicou o gestor. “Embora seja um município pobre, Conceição da Barra continua investindo na segurança, porque o nosso povo não pode ficar à mercê da violência”, concluiu.

O prefeito Francisco Vervloet (Chicão) falou da alegria que sentiu por receber o vice-governador em mais um evento realizado em Conceição da Barra, numa clara demonstração da preocupação do Governo Estadual com o município, inclusive na área da segurança pública. “Tivemos problemas no início do ano, mas eles já foram contornados e hoje podemos comemorar esses importantes avanços: duas novas viaturas, a ampliação do videomonitoramento e da Sede da PM, além da excelente atuação do efetivo policial que agora conta com 42 policiais”, comemorou Chicão.

Completando a ação da PM junto à comunidade, as novas turmas do PROERD auxiliarão na prevenção e combate ao uso de drogas, levando informação aos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Astrogildo Carneiro Setúbal e Deolinda Lage (Sede), Jorge Duffles Andrade Donati e Maria Carelli Lomonte (Braço do Rio) e Benônio Falcão de Gouvêa (Itaúnas).

A educação, aliás, é a grande bandeira defendida pelo vice-governador César Colnago. Segundo ele, a grande importância do PROERD é a sua capacidade de divulgar “a cultura da paz” para crianças e jovens. “A nossa sociedade só exige um policial em cada esquina porque não consegue gerar a paz. Por isso, a violência deve ser resolvida na convivência social, quando famílias, escolas, igrejas e partidos políticos promoverem a cultura da paz”, argumentou Colnago.

Além do vice-governador, também prestigiaram o evento o deputado estadual Gildevan Fernandes, o diretor do Ceasa Norte, Alberione Maia, o vice-presidente institucional da Findes, Nerzy Dalla Bernardina Júnior, gestores municipais e os vereadores barrenses.