Ao contrário dos municípios do norte capixaba, que passam por um pequeno surto de dengue, em Conceição da Barra a situação está controlada neste verão. Segundo informações da Vigilância Sanitária municipal, até o momento apenas dois casos da doença foram confirmados.
A intensificação dos trabalhos de eliminação dos focos foi um dos fatores responsáveis pelo controle da doença no município. Em janeiro e fevereiro, mais de 13 mil imóveis foram visitados pelos agentes da dengue.
Conforme a Referência Técnica em Dengue da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, Roberto Vieira Lopes, os trabalhos nas residências aconteceram na sede e no interior. “Uma equipe formada por 20 agentes visitou as casas. Aplicação de larvicida, além do diálogo com os moradores e eliminação de depósitos fizeram parte da rotina dos agentes, que realizam as visitas a cada dois meses”, explicou o técnico.
Em Itaúnas, Santana e Braço do Rio, a campanha contra a dengue aconteceu com mutirões de conscientização. Já no carnaval, uma tenda no calçadão da orla de Conceição da Barra chamou a atenção dos turistas.
O morador que estiver com suspeita de dengue, deve se direcionar às Unidades de Saúde do município, ou ir direto ao Pronto Atendimento. Uma dica do técnico Roberto Lopes, é de tomar muita água.